[Cobrança]

Cobrança

A função de cobrança no setor financeiro é um dos mais relevantes para que não deixe de receber de seus clientes.

A cobrança dentro do setor financeiro deve ser vista de uma maneira positiva e proativa, afinal, ela trata diretamente do dinheiro que entra referente as suas vendas realizadas.

Muitos vão falar que é uma tarefa chata, mas acredite, esta tarefa precisa ser executada periodicamente.

Varias pessoas acreditam que se alguém está devendo, tem que pagar e pronto! Afinal foi um compromisso assumido. De certa maneira elas tem razão, porém, existem possibilidades que fogem às mãos do seu devedor e elas podem ser as mais diversas, como por exemplo, a pessoa simplesmente esquecer momentaneamente da data ou mesmo da dívida. Isso pode ocorrer se ela não tiver controle de seus pagamentos através de um sistema ou planilha, e acredite, há muitas pessoas que não usam controles periódicos para manter suas contas em dia, ainda mais se o compromisso for para uma data distante da negociação.

Mas como resolver isso?

Simples, crie uma regra para que você faça a cobrança periódica de seus devedores, exemplos:

  • A partir de quantos dias você irá cobrar? 1, 2, 5, 10,... (O quanto antes será melhor para não criar uma bola de neve nas dívidas de seu cliente).
  • Qual a periodicidade da cobrança? a cada 3 dias, 5 dias, 10 dias, ... (cobrar constantemente fará com que o seu devedor de preferência a quitar a dívida contigo, afinal, ninguém gosta de ser cobrado).
  • Como você realizará a cobrança? Através de ligação telefônica, e-mail, whatsapp,...
  • Você cobra multa e juros de parcelas em atraso? O ideal é que tenha um multa e juros, mesmo que seja pequeno para o seu devedor perceber que sairá mais caro se ele atrasar, porém, evite colocar uma multa ou juros muito altos para que ele não perseba que ficará difícil liquidar a dívida. (Lembre-se que a multa acima de 2% só poderá ser cobrada se estiver em contrato).
  • Crie processo para cada prazo de atraso e siga padrões, assim será mais fácil ter um plano de ação e informe os prejuízos ao seu devedor se ele não pagar a dívida.
  • Por último, monte um plano de ação jurídica para cobrança extrajudicial e se não resolver, uma cobrança judicial, em alguns casos, esta é a única saída de TALVEZ, receber seu dinheiro de volta.

Olhe com atenção para os detalhes, fazemos a cobrança para vários clientes e sentimos a enorme diferença de resultado. Há muito menos atrasos no recebimento quando os clientes usam esse tipo de serviço.

Ficou alguma dúvida sobre cobrança? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo.

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