[Pró-Labore x Retirada de Lucro]

Pró-Labore x Retirada de Lucro

Existe diferença? Muito se fala em pró-labore quando se fala em transferir um valor mensalmente da empresa para a conta pessoal para pagar as contas de casa, mas será que você está fazendo não é uma retirada de lucro? Sim, existe muita diferença e você pode se beneficiar com elas.

Existe um certo desconforto quando se trata de pró-labore e retirada de lucro. Mas não é a mesma coisa? Não, definitivamente não são a mesma coisa.

Se não são a mesma coisa, qual é o melhor?

Depende, primeiro ponto é que no pró-labore você paga imposto de renda quando ultrapassa o piso do IR mensal conforme tabela da Receita Federal. 

Tabela da Receita Federal para IR aqui.

Sobre o pró-labore também incide o INSS, valor que é destinado a Previdência Social. A empresa que não se enquadra no simples, ao qual pode se beneficiar das regras e redução da carga tributária, estão sujeitas a pagar, além da retenção o INSS proporcional ao pró-labore mais o valor em que a empresa é obrigada a pagar para a Previdência Social que pode chegar em mais 28% da base do pró-labore.

Ah, então é melhor fazer apenas retirada de lucro? Então...

Na retirada de lucro, não se tem encargos nem impostos, já que os impostos já foram considerados na apuração do lucro da empresa, porém, para que haja a possibilidade de retirada de lucro, a empresa precisa ter gerado lucro no período ou já ter acumulado em períodos anteriores. Para isso ser possível, é muito importante que se tenha uma contabilidade ativa e atuante e que instrua seu cliente a fazer de uma forma coerente.

Também cabe salientar que a retirada de lucro pode ser variável de um mês para o outro, justamente por conta do lucro gerado pela empresa.

Tanto o pró-labore como a retirada de lucro deve ser para os representantes da empresa e que estão definidos no contrato social.

Se ainda ficou dúvidas sobre esse assunto, entre em contato, falaremos mais profundamente a respeito.

Categorias

Newsletter

Cadastre-se e receba as próximas edições.