[Taxa Selic baixa à 5% ao ano e o que isso interfere na sua vida?]

COPOM baixa a taxa Selic à 5%a.a. e o que isso muda para você?

Hoje, quarta-feira 30/10/2019, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do país decidiu pela 3ª vez seguida baixar a taxa básica de juros, chegando a 5% ao ano, mas no que isso impacta a sua vida? R: Muita coisa.

Vamos tentar ser breve!

Primeiramente, quando falamos de investimento, o brasileiro tem como padrão e histórico investir na poupança, achando que, seu dinheiro ali "rendendo" está seguro e garantindo rendimento. Isso não é verdade! Com a Selic a 5%a.a. o rendimento da poupança passa a ser de 0,285% ao mês, chegando a 3,5% ao ano (lembrando que se trata de juros compostos). Só para comparar, investir no Tesouro Direto baseado na Selic o rendimento será de 4,25% ao ano, considerando investimento de pelo menos 2 anos e a Selic se mantiver neste indice, já descontados os 15% de IR que é obrigatório neste investimento.
A baixa rentabilidade da poupança se deve a medida provisória nº 567 de 2012 que estabelece o rendimento da poupança atrelada a Selic em 70% + TR (taxa referencial), porém a TR não tem varíação a mais de 2 anos, ou seja, ela é 0 (zero).

Mas com os juros baixos onde eu consigo investir e obter melhores rentabilidades?
Existem diversas possibilidades de investimento e para todos os estilos, desde o mais conservador até o mais agressivo. 

Lógico que falarmos de investidor agressivo, falamos certamente em investimento na B3, famosa Bolsa de Valores, porém, podemos fazer bons investimentos que trazem uma rentabilidadem bem melhor que a renda fixa sem correr altíssimos riscos, mas para isso, você precisa de um analista que saiba analisar as empresas e os momentos certos para você entrar e também para você sair.

Se quiser saber mais sobre investimentos e como fazer seu dinheiro render mais e melhor, fale conosco, estaremos sempre dispostos a ajudar.

Categorias

Newsletter

Cadastre-se e receba as próximas edições.