[Ter uma boa contabilidade é essencial para melhorar os resultados]

Ter uma boa contabilidade é essencial para melhorar os resultados

Ter uma contabilidade séria e comprometida com o desenvolvimento de seus clientes é fundamental para o melhor desenvolvimento da própria empresa. A contabilidade deve ir além dos compromissos fiscais apenas.

Muitos empresários não dão a tão devida atenção a sua contabilidade. Também devemos considerar que a contabilidade é muitas vezes vista apenas como a geradora de guias de impostos e tributos ou fechamento da folha de pagamento, mas saiba que ela é muito, mas muito mais importante do que isso.

Na grande maioria, até por questão de custo, a contabilidade é externa, pois o custo de se contratar um profissional qualificado fica inviável. Nas medias e grandes empresas, este custo é absorvido muito mais facilmente, porém, muitas vezes, essas empresas tem um custo terceirizado com a auditoria, esta serve como validação ou orientação para correções de possíveis erros ou ajustes necessários na contabilidade.

A auditoria também serve para garantir aos investidores que as coisas estão em ordem (ou não) e como estão seus resultados.

A contabilidade, seja interna ou externa, precisa ser parceira, andar junto aos anseios macros da empresa. Uma contabilidade que não presta serviço adequadamente pode não só gerar gastos desnecessários como perder muito tempo tratando de assuntos que não geram receita. Lembre-se, ter uma contabilidade apenas pelo seu baixo valor, pode lhe trazer grandes prejuízos e você só se dará conta após alguns meses ou anos de péssimos serviços prestados.

Facilmente identificamos uma empresa que se compromete com a sua contabilidade é quando visualizamos o seu fluxo de caixa e principalmente seu DRE (Uma das informações mais importantes para tomada de decisão vem desse relatório). A empresa que possui um DRE sempre bem atualizado, tem maiores chances de tomar as melhores decisões, porém, os empresários não dão o grau de importância para esta informação. Falaremos sobre o DRE em um tópico específico.

Outra informação que sua contabilidade deve entregar periodicamente é o Balanço, documento extremamente importante para garantir que tudo que aconteceu no período, está exatamente descrito em seus planos contábeis. Para empresas que necessitam utilizar crédito seja por meio de bancos ou BNDES, por exemplo, precisam estar com sua contabilidade em dia e em ordem. Uma contabilização bem feita pode trazer uma analise muito mais valiosa e vantajosa para o seu negócio, como por exemplo, ter redução na taxa de juros de um empréstimo ou financiamento.

Para finalizar, converse com seu contador, veja o que precisa para deixar sua contabilidade e suas finanças em ordem, isso lhe trará grandes benefícios. Se seu contador não lhe atende bem, mal sabe quais informações você precisa entregar, caia fora, ainda é tempo de você consertar!

 

Boa sorte!

Categorias

Newsletter

Cadastre-se e receba as próximas edições.